Pedalar tem sido refúgio para muita gente que quer se desligar da correria das grandes cidades. Os mais aventureiros também podem pensar em uma longa viagem de bicicleta, em busca de autoconhecimento e de paisagens inesquecíveis. Viajar de bike, contudo, requer planejamento e muita disposição.

Se você pensa em viajar de bicicleta e não sabe por onde começar, preparamos este post com dicas de como planejar a viagem, informações sobre a manutenção do equipamento, sua segurança e dicas sobre o transporte da bagagem. Confira!

 

Planejando a viagem de bicicleta

Uma longa viagem de bicicleta começa no planejamento. É preciso pensar, antes de tudo, no sucesso da empreitada. Muitos planejam, mas suas viagens nunca saem do papel. Você não quer frustrações, certo?

Você não precisa ser um atleta experiente de ciclismo para viajar o mundo de bicicleta. Porém, um bom planejamento evita contratempos e te prepara melhor para possíveis acidentes de percurso. Atente-se a alguns cuidados que devem ser tomados antes da sua viagem de bicicleta.

 

Visite o médico e o dentista

Fazer um check-up antes da viagem é muito importante para evitar problemas na estrada. Lembre-se de que você não terá fácil acesso a um médico conhecido no caminho. Além disso, em uma visita prévia, o médico e o dentista poderão sugerir algum tipo de medicação que será útil na viagem.

Esteja com as finanças em dia

Deixar as suas contas controladas faz com que você não tenha problemas ao voltar da sua viagem de bicicleta. Já imaginou voltar de viagem sem estresse e logo se preocupar, sem saber como pagar as contas que ficaram? Esteja preparado financeiramente e evite transtornos.

Confira os equipamentos eletrônicos

Verifique se todos os equipamentos eletrônicos que pretende levar estão carregados. Procure levar carregadores, cabos e, se possível, um celular reserva. Também pense em um HD externo, ótima opção para arquivar as fotos da viagem, principalmente em locais sem acesso à internet.

Prepare o roteiro da sua viagem de bicicleta

Um roteiro é fundamental para uma viagem sem sustos. Procure informações sobre as rotas que pretende fazer, qual o melhor caminho, a distância exata e possíveis obstáculos. Descubra a existência de balsas, estradas de terra e qual a inclinação a ser enfrentada. Essas informações são muito importantes em uma viagem de bicicleta, na qual você ainda precisa considerar o peso da bagagem.

Revisando a bike

Em qualquer viagem, a revisão do veículo é essencial. No caso de uma viagem de bicicleta, você não sabe quando vai ter acesso a mecânicos ou lojas especializadas. A troca de equipamentos danificados pode virar uma verdadeira missão.

Peça ao mecânico para revisar o equipamento, peça a peça. Caso tenha algum problema, não hesite em corrigi-lo antes de viajar. Além disso, aprenda o básico para evitar contratempos na estrada, como freios desregulados, correntes quebradas ou pneus furados.

Leve ferramentas como corrente extra, pastilhas de freio, câmaras e bombas de ar. Lembre-se de que, além da sua bagagem, os pertences da sua companheira também não podem ser esquecidos.

Preparando a bagagem

Para levar a bagagem, existem bolsas próprias para serem anexadas na bicicleta. Conheça duas delas:

Alforges

São instalados diretamente na bike através de um suporte. Adaptam-se 2 pequenas bolsas na frente, 2 bolsas atrás, além de uma bolsa horizontal.

Bolsa de guidão

Geralmente vem junto com o kit de alforges. É excelente para levar documentos pessoais e câmera fotográfica.

Dica: procure modelos que sejam à prova d’água. Isso protegerá as suas coisas diante das diferentes condições climáticas. Evite levar mochilas nas costas, pois, no decorrer da viagem, você sentirá dores e um cansaço bem maior. Assim, o ideal é distribuir o peso da bagagem na própria bike.

Agora que já está preparado, com alforges prontos, que tal compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais?