Publicado em 11/09/2015 às 17h03

Cardoso MTB 27.5+, a primeira bike com rodas 27.5 polegadas Plus feita no Brasil

São Paulo

Construída em Cromoly Nivacrom - Columbus Zona, equipada com grupo Shimano, componentes customizados e pneus 27.5 x 3.0"

A bicicleta 27.5+ - O mais recente projeto desenvolvido pela Cardoso Cycles trata-se da primeira bicicleta 27.5 Plus produzida no Brasil. Alinhado com a tendência mundial dos novos tamanhos de pneus - muito mais largos e altos que os convencionais - e pelo desafio de projetar e construir um quadro que dificulta a vida até mesmo das grandes fabricantes mundiais de bicicletas e componentes. A Cardoso Cycles - menor fábrica de bicicletas do Brasil, acredita que quando se trata de amor pelas duas rodas, tamanho não é documento, pelo menos no caso das rodas 27.5 Plus.

Febre absoluta na Europa e EUA esse novo tamanho de rodas grandes será a grandeaposta das principais marcas mundiais oferecendo conforto e diversão, e entrarão pesado em 2016 com as 27.5 Plus.

Não consideramos somente a possibilidade de uma nova experiência de pedalada, com outra leitura do terreno, com mais conforto e facilidade para passar por qualquer tipo de terreno e fabricada com um material mítico, o Cromoly, e seus similares. Consideramos também todas as novas máquinas pesadas, novo ferramental, novas matrizes para produzir novos aros, pneus mais largos, quadros, garfos e suspensões com mais clearence para estes pneus gigantes e todo o esforço que a indústria terá que fazer para se adequar a este novo formato de rodas e a criação de novos padrões.

Por hora, a solução adotada é utilizar a caixa de centro (movimento central) de 73mm e manter uma geometria similar a dos quadros de 29", uma vez que o diâmetro externo do pneu 27.5 x 3.0" é o praticamente o mesmo do pneu 29 x 2.2", e equalizar todas as partes do conjunto para que tenham o clearence necessário.

Por se tratar de uma grande novidade no mercado e ser uma mountain bike com muito estilo desenvolvemos diferentes opções de quadro, sendo um deles preparado para receber o grupo Shimano XT de 20 velocidades. A primeira PLUS Brasileira estará exposta com exclusividade no Shimano Fest e na Brasil Cycle Fair.

Quem é Cardoso Cycles?
Denis Cardoso é ciclista da década de 80, praticante de MTB desde 1991 e adepto do uso da bicicleta como meio de transporte há 20 anos. Participou do crescimento do ciclismo de longa distância no estado de São Paulo através do Audax Brasil de 2005 a 2011. Formado em Desenho Industrial pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e Framebuilding pela United Bike Institute (UBI) Portland, OR, USA. Trabalhou em escritórios de design, agências de publicidade, lojas de bicicleta, marketing de bike shops, fabricas de bicicleta em São Paulo e Santa Catarina. Em 2009 trabalhou com Fabio Yoshimoto desenvolvendo vários projetos juntos, entre eles a Saga. Desde 2010 dedica-se ao estudo e desenvolvimento de quadros sob medida, quando fundou a Cardoso Cycles.

Hoje a Cardoso Cycles é referencia quando se trata de framebuilding no Brasil, com mais de centenas de modelos produzidos, englobando todos modelos de bicicleta (estrada, urbanos, mountain bikes e especiais).

A customização é sinônimo de exclusividade e construir bicicletas personalizadas nos permite atender a necessidade de cada cliente com uma solução única. Cada cliente nosso é único, com medidas únicas e uma relação de uso própria com a bicicleta. Atendemos desde aqueles ciclistas ávidos, que treinam diariamente grandes distâncias, até o ciclista de final de semana, e para cada um deles oferecemos a melhor opção para suas necessidades.

Para mais informações, acesse http://cardosocycles.com.